quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Thiago El Niño - Salve



Fazer rap pra que as pessoas possam cantar junto como se fossem sambas, caminhar com o Rap numa direção particular que aproxime o rap do formato canção: essa é a meta musical de Thiago El Niño, 24 anos, MC e agitador cultural da enfumaçada cidade de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro.

Thiago se lembra de ter subido em um palco pela primeira vez em 2003, porem só em 2007, quando ao lado dos amigos da banda Sapiência lançou seu primeiro registro, o EP “MC El Niño & Sapiência – Prólogo”, passou a encarar a musica como instrumento de transformação social e individual.

Gravado de forma precária em um equipamento caseiro, “Prólogo” teve ótima repercussão local quando apresentava um MC com um canto diferenciado que se aproximava bastante da maneira tradicional de se cantar reggae rimando sobre a situação histórico-social da sua região em cima de elaboradas camas sonora formadas por violão, baixo e bateria.

Com o encerramento das atividades da banda no final de 2007, o MC abandonou o violão e retornou ao processo tradicional de composição de musica rap, rimas e batidas eletrônicas. Nesse caminho trabalhou com importantes produtores do cenário hip hop nacional como Iky Castilho e Nel Sentimentum, até que em janeiro de 2010 passa a integrar o selo/ coletivo QG Portátil.

Abrindo os trabalhos junto ao selo/ coletivo QG Portátil o MC lança em fevereiro de 2010 a musica “Salve!”, com produção do Curitibano Nel Sentimentum e do próprio coletivo QG Portátil. A música é um explicito agradecimento aos que estiveram juntos ao MC no hiato de lançamentos que se deu desde 2007 onde iniciou a carreira. 

Para 2010 Thiago junto ao coletivo QG portátil e a produtora Ornitorrinco, promete lançar “Translado”, nome provisório do primeiro disco solo do MC cujo mesmo vem trabalhando á 3 anos, neste trabalho a característica que se tornou o diferencial do MC, vem acentuada pela forte influencia do samba, que permeia todo o trabalho.

 Equipe Ornotorrinco 
Clique abaixo para baixar

Nenhum comentário: