sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mensagem de Ramona África ao comício em apoio a Mumia Abu-Jamal no México, em 9 de dezembro de 2010

Viva John África. A MOVERNOS minhas irmãs e irmãos!
O 9 de dezembro marca 29 anos da prisão injusta de nosso irmão Mumia Abu-Jamal, quase 28 deles passados em confinamento no corredor da morte, na Pensilvânia. Mumia é inocente, mas, nesta altura, nós da organização MOVE não gastamos nossa energia em convencer os inconvencíveis da inocência de Mumia. Ainda assim, mostramos que Mumia não está na prisão ou no corredor da morte devido à acusação de homicídio.
As autoridades querem que as pessoas acreditem que sua meta seja a justiça, que são contra o assassinato e que acham que um assassino deve ser executado, ou pelo menos deveria passar a vida na prisão. Mas nós do MOVE (e milhares de outras pessoas) somos a prova viva do contrário. O governo dos EUA bombardeou nossa casa e queimou 11 pessoas do MOVE vivas, incluindo crianças, mas sequer um único oficial foi acusado de um só crime, e nenhum oficial pisou na prisão. Nenhum destes assassinos se encontra no corredor da morte ao lado de Mumia e nenhum está na cadeia com uma sentença de 100 anos, como é o caso dos "9 do MOVE”, que são minha família. Eles e elas são nove membros da organização MOVE, condenados por ter disparado contra um policial uma bala de uma arma, mesmo quando tal coisa é impossível. Além disso, o juiz (não um júri, apenas um juiz) os considerou culpados e condenou as minhas irmãs e irmãos à pena de 30 a 100 anos de prisão. Ele foi a um programa de rádio no dia seguinte e reconheceu, em público, que não tinha idéia de quem matou o policial em 8 de agosto de 1978.
Ironicamente, Mumia e minha família estão na prisão, enquanto os assassinos da minha família andam livremente ao redor do mundo, como se nada tivesse acontecido. Os policiais que matam as pessoas na rua diariamente andam livremente entre nós, cobrando as suas pensões. E com tudo isso, as autoridades esperam que as pessoas acreditem que sua meta é a justiça.  
O MOVE não aprova o homicídio (embora os oficiais do sistema o façam); estamos simplesmente dizendo que as autoridades permitem que a polícia assassine as pessoas habitualmente e não os envia para a cadeia por isso. E os pobres, que são predominantemente pessoas de cor, por que devem aceitar ser taxados como assassinos, enviados para a prisão e executados? Não há nada justo sobre o preconceito fatal das autoridades e o MOVE nunca aceitará isso. Nunca iremos parar de lutar contra esta loucura.
Agora Mumia está no último estágio de suas apelações e é mais importante do que nunca que as pessoas mantenham a pressão sobre as autoridades, deixando-as saber que há pessoas, em todas as partes do mundo, que estão observando tudo e que não vão aceitar nada que não seja a liberdade de Mumia. Neste momento, a única solução possível dos recursos será a aplicação da pena de morte ou prisão perpétua, sem a possibilidade de liberdade condicional para Mumia. Nenhuma dessas opções é aceitável, especialmente para uma pessoa inocente, por isso temos que continuar lutando. Devemos manter a pressão e mandar uma forte mensagem às autoridades - que não nos podem enganar e que não aceitaremos qualquer escolha injusta. O poder do povo, capaz de dar um exemplo de firmeza e coerência, pode forçar as autoridades a fazer o que tem que ser feito para liberar Mumia. Não é impossível. Eles só querem que as pessoas pensem que é impossível.
Com relação aos “9 do MOVE”, embora presume-se que a liberdade condicional é baseada no comportamento de uma pessoa na prisão e que não tem nada a ver com culpabilidade ou inocência, as autoridades continuam negando a liberdade condicional, porque as presas e presos do MOVE não estão dispostos a dizer que mataram alguém, quando não o fizeram.
A atitude das autoridades é óbvia para qualquer pessoa que ouse levantar a sua voz contra a traição deste sistema podre. Suas intenções são claras sobre Mumia, os “9 do MOVE”, os 5 cubanos, Leonard Peltier e inúmeras outras pessoas que se atrevem em tomar uma posição digna contra a opressão.
O que temos que entender é que o destino de nossos guerreiros e guerreiras, os nossos lutadores e lutadoras pela liberdade, não estão nas mãos das autoridades, estão em nossas mãos, nas mãos do povo. MOVE nunca aceitará o mal que as autoridades estão fazendo. Nunca deixaremos de lutar contra a opressão. Mumia tampouco, e nenhuma outra pessoa realmente dedicada a acabar com as injustiças as quais todos temos padecido durante muito tempo. Então, MOVE lhes pede que se mantenham fortes e façam tudo o que possam para resistir aos grilhões da opressão. Nunca parem de lutar contra a injustiça e pela justiça. É o compromisso que todos nós temos que fazer se queremos ser livres, felizes, saudáveis, e se nós quisermos o mesmo para nossos bebês, seus bebês.
A MOVERNOS! Viva Mumia! Viva os “9 do MOVE”! Viva Leonard Peltier! Viva os Zapatistas! Viva os independistas porto-riquenhos! Viva as avós indígenas, lutando para existir no Big Mountain, Arizona! Viva o povo que defende o meio ambiente, a terra e os animais! Viva nossos irmãos e irmãs no México na vanguarda das lutas! Viva o espírito da resistência! Viva John África! Viva a Revolução! E abaixo com este sistema podre e fedorento!

Nenhum comentário: