segunda-feira, 5 de abril de 2010

Número de assassinatos que vitimam negros na PB é 1.189% maior que entre brancos

Priscylla Meira, com informações do Estado de São Paulo

A Paraíba lidera o ranking da violência contra negros entre todos os estados do país. Aqui no estado, o número de vítimas de homicídio entre negros é 12 vezes maior do que o de brancos, o que equivale a um risco 1.189% superior. O primeiro lugar foi revelado através do Mapa da Violência 2010, e na última semana vem ganhando repercussão nacional através dos principais jornais e portais de notícia de todo o Brasil.

De acordo com o mapa, a cada 100 mil brancos, foram registrados 2,5 assassinatos na Paraíba, no ano de 2007. Já entre a população negra, esse número subiu para 31,9 homicídios para cada 100 mil habitantes negros. A diferença de risco entre as populações são assustadoras e o número de vítimas de homicídio entre negros é 12 vezes maior do que aqueles cometidos contra os brancos aqui no Estado. Segundo o estudo, o problema é ainda mais evidente entre os jovens: o risco para a população negra é 1.472% maior que para a branca.

"As diferenças sempre foram históricas na Paraíba. Mas as mudanças nesses cinco anos foram muito violentas", avalia Júlio Jacobo, autor do estudo.

Apesar de a Paraíba apresentar o maior índice de violência contra os negros, a tendência nacional também refletiu o risco maior para a raça. Em quase todos os estados da federação foi registrada uma redução do número de vítimas entre brancos e o aumento de homicídios que vitimaram negros. Apenas no estado do Paraná o número de vítimas brancas supera a de negras.

De acordo com o Mapa da Violência, o estado de Pernambuco vem em segundo lugar, apresentando um índice de 826,4% mais negros assassinados do que brancos. Um dos estados que apresentou menor índice de vítimas negras foi São Paulo, que ocupou o 21.º lugar no estudo. Na Capital considerada uma das mais violentas do país, o número de negros vítimas de homicídios é 47% maior que o número de brancos.

Nenhum comentário: