terça-feira, 6 de abril de 2010

Sérgio Cabral acusa os pobres das favelas pelas próprias mortes!!! (RJ)

Governador Sérgio Cabral Filho (RJ) está agora (12h34) na GloboNews (canal de notícias fechado da Globo), acusando os pobres das favelas pelas próprias (50) mortes, no Estado do Rio de Janeiro!!! Segundo ele: "A culpa das 50 mortes é da irresponsável ocupação desordenada de áreas irregulares, das encostas, por isso eu quero construir muros nas favelas, para impedir a expansão das favelas! Veja a onde estão as mortes. São os mais pobres que morrem, por isso, temos que ser cada vez mais duros na disciplina da ocupação do solo urbano, com aparato da polícia. Já falei com os prefeitos: contem com o Governo do Estado!"


A pergunta, Sr. Sérgio Cabral Filho, é a seguinte: porque você não usou os recordes de arrecadação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para urbanizar TODAS as favelas onde morreram essas 50 pessoas, como fez o Sr. Cesar Maia, com o Favela-Bairro? Porque, para você e sua gestão, a "questão urbana" em relação aos pobres, é expulsá-los das áreas centrais e nobres (como a Rocinha/São Conrado), para longe dos seus trabalhos, indo na contra-mão do urbanismo mundial?


Você sabe, Sr. Governador Sérgio Cabral Filho, que a culpa das 50 mortes é sua, por se omitir quanto à urbanização de TODAS as favelas! Por isso, num ato de desespero, acusa as vítimas pelas próprias mortes. É como acusar uma mulher pelo estupro que sofreu: "Quem mandou sair de saia, na rua?". Na questão das favelas, é como se dissesse: "Quem mandou morar no morro?". A culpa é sua, Cabral!


Forte abraço,


Maurício França Fabião
Mestre em Ciências Sociais (Uerj)
http://mauriciofrancafabiao.blogspot.com 

Nenhum comentário: