Estudantes de Teresina, indignados com a péssima qualidade do transporte público municipal e com o recente aumento no preço das passagens de ônibus coletivo na capital, estão há 4 dias ocupando as ruas da cidade com seus gritos de guerra contra a máfia institucionalizada do Sindicato de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT). Entenda melhor sobre essa máfia aqui neste link: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2011/08/496354.shtml Cansados com a falta de reposta por parte do SETUT e da prefeitura, que possuem uma relação promíscua e corrupta há quase 25 anos, os estudantes saíram em marcha pelas ruas do centro da cidade e radicalizaram suas ações: atearam fogo em, pelo menos, dois ônibus e destruíram com paus e pedras cerca de outros 15. Esta reação se deve ao grande descaso do poder público na resolução das questões que envolvem a melhoria do transporte na capital. O prefeito se reuniu com uma comissão de estudantes hoje e reafirmou que não vai revogar o decreto que aumenta o preço das passagens. A fúria dos manifestantes também está relacionada à últimas declarações feitas na imprensa pelo presidente do SETUT. Ele declarou que ao invés de baixar o preço da passagem, aumentará dos atuais R$ 2,10 para R$ 2,20. E que "Se a pessoa não gosta do supermercado você deixa de comprar no supermercado. Se ele não está gostando do sistema de ônibus que ele procure outro meio de transporte e não ficar depredando o patrimônio. Qualquer manifestação é legítima. Agora não pode é virar vandalismo"
Como represália às ações dos estudantes, o SETUT determinou a suspensão do circulamento das linhas de ônibus pela capital e o bloqueio dos cartões de passe estudantil. Mas nem a desmesurada violência policial e nem as ameaças feitas pelo sindicato aos manifestantes inibiram sua luta. A ideia é de que se a prefeitura/SETUT não resolverem logo a situação do transporte coletivo, a capital vai continuar parada e as manifestações vão continuar.
A imprensa local segue atacando o movimento o quanto pode. Na tentativa de desqualificá-lo está relacionando-o aos partidos políticos da capital, como um movimento de cunho político-partidária que estaria apenas querendo enfraquecer a imagem do prefeito perante a população. Mas o movimento segue livre de lideranças oportunistas e covardes. Os partidos e entidades estão participando dele, mas apenas como meros coadjuvantes. As manifestações têm se dado de forma espontânea e não estão sendo encabeçadas por bandeiras partidárias ou coisa do tipo. A imprensa também, como era de se esperar, está criminalizando as ações dos manifestantes, taxando-as de vandalismos, atentados terroristas, e com isso tentando jogar a população contra os manifestantes.
Portanto, a melhor cobertura das manifestações está sendo feita via internet, principalmente pelo twitter, com manifestantes postando direto do ato. Estamos usando a hashtag #contraoaumento e nos articulando massivamente pela grande rede.
Teresina segue na luta contra o aumento e contra a corrupção!
Imagens retiradas dos portais Cidade Verde e 180 graus.