Conta corrente:65. 354-9 Banco Itaú / Agência: 0061
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SOB ATAQUE NO STF (Supremo Tribunal Federal), A IDÉIA DA CAMPANHA É PUBLICAR ENTRE OS DIAS 1 A 4 DE MARÇO/10 UM ANÚNCIO DE PÁGINA INTEIRA COMPRADA NOS JORNAIS FOLHA DE S.PAULO, O GLOBO, O ESTADO DE S.PAULO E CORREIO BRAZILIENSE, AFIRMANDO A CONSTITUCIONALIDADE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS. ALÉM DE SPOTS EM RÁDIOS E VTS EM TELEVISÃO. O CUSTO É DE MAIS DE R$ 800 MIL (veja dados abaixo).
PARA ISTO, DOE O QUANTO PUDER POR DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. O FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS É RESPONSÁVEL PELA CONTA. TODO O RECURSO DOADO SERÁ EXCLUSIVAMENTE PARA PAGAMENTO DOS FORNECEDORES DA CAMPANHA (JORNAIS, RÁDIOS ETC), A PARTIR DE DEFINIÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTO DA AGÊNCIA PROPEG DE PUBLICIDADE.
NO PRÓXIMO SÁBADO, 27/2, DIVULGAREMOS AQUI O EXTRATO BANCÁRIO DO FBDH COM O SALDO DA CONTA.
IMPORTANTE: 160 mil pessoas doando apenas R$ 5 cada, de uma única vez, ajudariam a alcançarmos nossa meta e pagar por essa campanha histórica do movimento social.
Resposta ao desafio depende de cada um
Temos somente os próximos 10 dias para conseguir, sem baixar a cabeça, os R$ 500 mil necessários! Depende de cada um e de todos.
Os movimentos sociais na luta por direitos humanos, principalmente os movimentos negros, indigenas, GLTB, sindicatos, excluídos de modo geral, têm com a campanha Afirme-se! a possibilidade de provar que é possível a sociedade civil afirmar a sua cidadania. Uma vez que a grande mídia nacional bate duro contra as ações afirmativas, vamos comprar uma página inteira de 3 grandes jornais e de um jornal regional e publicar, no dia 2 ou 3 de março, um manifesto com a nossa versão dos fatos. Além de spots em rádios e VTs de 60 segundos nas TVs públicas.
Temos, ou não, garra e história para responder a este desafio à altura?
Os movimentos sociais na luta por direitos humanos, principalmente os movimentos negros, indigenas, GLTB, sindicatos, excluídos de modo geral, têm com a campanha Afirme-se! a possibilidade de provar que é possível a sociedade civil afirmar a sua cidadania. Uma vez que a grande mídia nacional bate duro contra as ações afirmativas, vamos comprar uma página inteira de 3 grandes jornais e de um jornal regional e publicar, no dia 2 ou 3 de março, um manifesto com a nossa versão dos fatos. Além de spots em rádios e VTs de 60 segundos nas TVs públicas.
Temos, ou não, garra e história para responder a este desafio à altura?
RIO FAZ PLENÁRIA NESTA TERÇA
É grande a expectativa para a plenária de lançamento da campanha Afirme-se! no Rio de Janeiro, um dos Estados brasileiros com maior capacidade de mobilização e caixa de ressonância nacional. A plenária ocorre a partir das 18h na sede do Instituto Palmares de Direitos Humanos, localizado à Rua Mem de Sá, 39.
Telões nas capitais para audiências do STF
Que haja telões, em pelo menos dois pontos de grande movimentação popular nas capitais brasileiras, mostrando as audiências públicas sobre ações afirmativas nos dias 3, 4 e 5 de março. A TV Justiça vai transmitir ao vivo diretamente do Supremo Tribunal Federal. A transmissão pode ser captada de graça em UHF ou por canal a cabo/satélite. Faixas e folhetos explicativos poderiam potencializar as transmissões. A secrestária Luiza Bairros, da Sepromi/Bahia, ficou de analisar a idéia. Um telão na entrada da Estação da Lapa e nas imediações do Iguatemi, em Salvador, cairiam bem.
Esta proposta foi sugerida pela coordenação da campanha Afirme-se! e será colocada durante a videoconferência sobre o assunto convocada em rede nacional para o dia 25 pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. A logistica e operacionalidade dessa proposta depende da mobilização das TVs públicas de cada Estado, a partir da provoicação feita em cada capital por membros do movimento social organizado.
Esta proposta foi sugerida pela coordenação da campanha Afirme-se! e será colocada durante a videoconferência sobre o assunto convocada em rede nacional para o dia 25 pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. A logistica e operacionalidade dessa proposta depende da mobilização das TVs públicas de cada Estado, a partir da provoicação feita em cada capital por membros do movimento social organizado.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
"A onda vai subir o Brasil"!
Representantes de várias instituições como OAB, Ministério Público, Prefeitura, deputado Raul Carrion, de centrais sindicais (CTB e CUT), da Universidade Federal do RGS e entidades diversas dos movimentos negro e social, movimentaram a Assembléia Legislativa em Porto Alegre para declarar que "o Rio Grande do Sul já abraçou a Afirme-se! Agora a campanha vai se transformar numa onda que vai subir o Brasil", de acordo com declaração final feita por José Antonio Santos Silva(Unegro, ao centro na foto, de branco), coordenador da plenária realizada na noite de sexta-feira, 19 de fev., na capital gaúcha.
Todos os que se pronunciaram parabenizaram a iniciativa e afirmaram que tudo farão para engajar suas instituições e entidades na busca de recursos para custear a compra de espaços na grande midia, a fim de o movimento social afirmar, com suas próprias palavras, a constitucionalidade das políticas de ação afirmativa que estão sob ataque no STF.
Na terça-feira, dia 23, será a vez do Rio de Janeiro se pronunciar sobre a campanha. A exemplo de Porto Alegre, Fernando Conceição, da coordenação nacional, também estará presente na capital fluminense.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
SEPROMI entra na briga
A secretária Luiza Bairros, da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, informou na tarde de quinta-feira, 18 de fev., que a Sepromi apóia a campanha Afirme-se! Sua pasta vai colaborar com recursos para a compra de espaço de mídia, além de ajudar em outras frentes.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Movimento Social tem de levantar R$ 800 mil em 3 semanas para defender na mídia ações afirmativas. Conseguiremos?
Os detratores das políticas compensatórias de ação afirmativa têm amplo e privilegiado espaço em grandes jornais, rádios, TVs e editoras para falar e escrever todo tipo de ataque contra as tímidas conquistas alcançadas pela sociedade brasileira nos últimos nove anos com a implantação dessas políticas por algumas instituições.
O jornalismo da Globo, dirigido por Ali Kamel, é direcionado para dar tempos e espaços gratuitos a esses detratores, como o uspiano Demétrio Magnoli.
A grande mídia não vai abrir espaço para os defensores das ações afirmativas. Se quiser dar a sua versão em páginas compradas em 4 jornais, como Folha de S. Paulo, O Globo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo, os setores beneficiados ou que apóiam políticas de ação afirmativa terão de conseguir ao menos R$ 800 mil de agora até o dia 3 de março, quando se inicia o debate no Supremo Tribunal Federal sobre a continuidade ou extinção das cotas e demais políticas similares. (Leia dados no texto sobre apoio da Propeg).
É um grande desafio a ser vencido em apenas 3 semanas, em período de férias, festas e Carnaval no Brasil. Terá o movimento negro e os demais movimentos sociais capacidade para vencer essa barreira gigantesca?
160 mil pessoas que doem apenas R$ 5, de uma única vez, depositando esse valor em conta corrente a ser administrada pelo FBDH, já alcançariam aquela soma aparentemente inalcançável em tão pouco tempo e nas condições emergenciais em que a campanha deve ser divulgada.
A hora é esta! Mãos à obra!
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